Agricultura Urbana

Agricultura Urbana

Agricultura Urbana

 

O rápido crescimento das cidades no mundo em desenvolvimento está colocando enormes demandas nos sistemas urbanos de fornecimento de alimentos.

A agricultura – incluindo horticultura, pecuária, pesca, silvicultura e forragem e produção de leite – está se espalhando cada vez mais para as cidades. A agricultura urbana fornece alimentos frescos, gera empregos, recicla resíduos urbanos, cria cinturões verdes e fortalece a resiliência das cidades às mudanças climáticas.

 

O papel do AO na agricultura urbana
A agricultura urbana e peri-urbana (UPA) pode ser definida como o crescimento de plantas e a criação de animais dentro e ao redor das cidades.

A agricultura urbana e peri-urbana fornece produtos alimentícios de diferentes tipos de culturas (grãos, tubérculos, vegetais, cogumelos, frutas), animais (aves, coelhos, cabras, ovelhas, gado, porcos, porquinhos-da-índia, peixes, etc.) bem como produtos não alimentares (por exemplo, ervas aromáticas e medicinais, plantas ornamentais, produtos de árvores).

A UPA inclui árvores manejadas para produção de frutas e lenha, bem como sistemas de árvores integrados e manejados com culturas (agroflorestais) e aqüicultura de pequena escala.

Comida segura
A UPA pode dar uma contribuição importante para a segurança alimentar das famílias, especialmente em tempos de crise ou escassez de alimentos.

O produto é consumido pelos produtores ou vendido em mercados urbanos, como os mercados de agricultores de fim de semana cada vez mais populares encontrados em muitas cidades.

Como os alimentos produzidos localmente exigem menos transporte e refrigeração, podem fornecer aos mercados próximos produtos mais frescos e nutritivos a preços competitivos.

Os consumidores – especialmente os moradores de baixa renda – desfrutam de acesso mais fácil a produtos frescos, maior escolha e melhores preços.

Agricultura urbana
Legumes têm um ciclo de produção curto; alguns podem ser colhidos em até 60 dias após o plantio, então são adequados para a agricultura urbana.

Parcelas de jardim podem ser até 15 vezes mais produtivas do que as propriedades rurais. Uma área de apenas um metro quadrado pode fornecer 20 kg de comida por ano.

Os horticultores urbanos gastam menos em transporte, embalagem e armazenamento, e podem vender diretamente através de barracas de comida de rua e barracas de mercado. Mais renda vai para eles, em vez de intermediários.

A agricultura urbana proporciona emprego e renda para mulheres pobres e outros grupos desfavorecidos.

A horticultura pode gerar um emprego a cada 100 metros quadrados de jardim em produção, fornecimento de insumos, marketing e valor agregado do produtor ao consumidor.

No entanto, em muitos países, a UPA não é reconhecida nas políticas agrícolas e no planejamento urbano.

Produtores geralmente operam sem permissão. Como é oficialmente “invisível”, o setor não recebe assistência ou supervisão pública em muitas cidades.

A agricultura urbana acarreta riscos à saúde e ao meio ambiente – potencial uso de terra contaminada e cheiros de água e poluição sonora, e uso inadequado de pesticidas e de esterco orgânico cru que pode vazar para fontes de água. Esses problemas exigem atenção adequada.

O papel da FAO
A FAO apóia a transformação da UPA em um uso urbano e econômico reconhecido, integrado às estratégias nacionais e locais de desenvolvimento agrícola, programas de alimentação e nutrição e planejamento urbano.

Ajuda os governos nacionais e regionais e as administrações municipais a otimizar suas políticas e serviços de apoio para a agricultura urbana e periurbana e melhorar os sistemas de produção, processamento e comercialização.

Seus programas técnicos apoiam o trabalho de muitos parceiros da UPA em cidades e áreas urbanas.

Ajuda os países membros a desenvolver o setor por meio da coleta de dados sobre a contribuição da UPA para a segurança alimentar.

Fonte traduzida: http://www.fao.org/urban-agriculture/en/

 

O Gestor Orgânico pode ajudar a gerenciar os pedidos das produções de uma agricultura urbana. Fale conosco e saiba mais.

Share this post


Watch Dragon ball super